O racismo nosso de cada dia
É triste você,desde criança,constatar no seu dia a dia que a maioria das pessoas com as quais você convive, no fundo,no fundo são racistas. Pior ainda é constatar que a sua própria família é racista. E isso nas pequenas coisas.
Ok,nunca tive trauma algum disso.Muito pelo contrário: eu sempre gostei de remar contra a maré e ser o diferente. E é isso que eu sou! Em todos os sentidos, contrario a maioria dos costumes da minha família! Ser "DIFERENTE" sempre foi motivo de orgulho pra mim!.Esse orgulho e elevada autoestima foram transmitidos a mim por eles (FAMÍLIARES)!. Mas nem tudo são flores: infeliz e surpreendentemente, a família da minha mãei é bastante racista, o que pra mim sempre foi contraditório e até hoje é difícil de compreender. Na mente das minhas tias e primas paternas, cabelo liso é que é cabelo "bom" e "bonito"(AI,COMO ODEIO ESSAS EXPRESSÕES!). Por mais louco que seja,nesses meus 25 aninhos de vida, nunca as vi com o cabelo natural: elas sempre fizeram escova e agora,com a modernidade em termos capilares, adotaram a tal da escova progressiva! Já eu,como sempre,remando contra a maré, uso meus cabelos naturalmente,sem qualquer vergonha ou baixa autoestima. Sou muito bem resolvido assim,obrigado!
As pessoas em geral ( e em particular,algumas pessoas da minha família), associam o ser negro a ser feio. os cabelos(crespos,cacheados), o nariz,(grande e redondo) a boca(lábios carnudos),etc.,são considerados feios; não é à toa que muita gente(famosa e anônima), quer afinar o nariz ou os lábios(se bem que agora é moda ter boca carnuda igual a da Angelina Jolie!)e,é claro,quer ser loiro e/ou ter os cabelos lisos. O interessante disso tudo é que,geralmente,essas pessoas que acham que ser negro E SE ASSUMIR NEGRO é algo feio,são pessoas que nem se conhecem a fundo.São invejosas,recalcadas e de baixa autoestima. Morrem de vergonha ao assumirem que têm algum ancestral negro. Tenho pena dessa galera!
E o que dizer das filas de adoção??!!! Um absurdo! A maioria dos casais candidatos a pais querem crianças loiras, brancas,de olhos verdes/azuis...E sabemos que a maioria das crianças nos orfanatos são negras. Será que amor paternal tem cor???
Isso é algo bastante polêmico! Eu diria que,depois da aparência física, é aí que o racismo mais se esconde!
Cara, um casal inter-étnico é a coisa mais normal no Brasil.Nem dá pra entender porque as pessoas causam tanta polêmica por conta disso!
Eu vejo os casais na rua,a mulher negra e o homem branco,ou vice-versa, e todo mundo olhando,como se fosse um absurdo isso! Mas a pior situação é na família,quando você apresenta seu(sua) namorado(a) , sendo ele(a) de outra etnia.Dependendo dos seus pais,irmãos,avós,tios,vai ser tranquilo,mas nem sempre é assim que funciona. Enquanto vocês estão somente namorando, é tudo lindo,maravilhoso.Mas aí,vocês decidem se casar:AÍ COMEÇAM OS COMENTÁRIOS DO TIPO:
· "E os filhos de vocês??? Como serão???-
· "E como vai ser para pentear os cabelos deles? Os cabelos deles vão ser ruins...Ai,meu Deus,tomara que os meus netinhos nasçam com o cabelo "bom"!
· "Será que vão nascer com nariz de batata???"
Não agüento mais tanta futilidade! Ao invés de ficarem felizes pelo casamento do(a) filho(a), há famílias que conjecturam sobre questões tão banais!!!! Por que não desejam apenas que sejam felizes e que tenham filhos saudáveis???
SINAL MAIS DO QUE GRITANTE QUE,POR MAIS QUE NÃO QUEIRAMOS ENXERGAR,O RACISMO ESTÁ AÍ E ESTÁ BEM PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA!
Pensem nisso!





